Olá Pessoal,
Estou passando para avisar que hoje, sexta-feira (31), será inaugurado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, um novo espaço cultural.
Aproveite essa oportunidade para levar os seus amigos e familiares. Afinal, a gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte.
Os amantes do saber e do conhecimento têm um novo endereço. Aguardado como opção de centro cultural para Porto Alegre, o Instituto Ling abre as portas nesta sexta-feira (31/10) após dois anos de obras no bairro Três Figueiras. Se a arquitetura do edifício desenhado por Isay Weinfeld já faz da sede uma atração, a programação promete ser intensa: até o fim do ano, estão programados 28 cursos, 12 sessões de cinema, oito shows, duas oficinas de música e uma exposição. Localizado na mesma rua do Instituto Cervantes – proximidade que deve render parcerias – e a uma quadra da Avenida Carlos Gomes, o espaço promoverá atividades culturais em ambientes projetados para essa finalidade.
É o bairro com maior renda per capita da Capital. Mas o escolhemos porque é uma zona residencial, sem ruídos e com muito verde. A proposta está ligada ao bem-estar – explica Carolina Rosado, gestora do projeto. Um auditório de 89 lugares receberá ciclos de cinema e palestras, além de shows musicais de jazz e blues, às quintas, e concertos de música erudita aos domingos pela manhã. Voltada à arte contemporânea, a galeria terá sua agenda inaugurada no dia 19 de novembro com o artista carioca Nelson Felix. Em fevereiro, será a vez de outra artista de prestígio nacional, a gaúcha Karin Lambrecht.
Os cursos serão o segmento mais intenso da programação. Com curta duração e voltadas para pequenos grupos, os encontros serão voltados a temas variados, envolvendo áreas como filosofia, cinema, arte, história e gastronomia, além de temas contemporâneos em ciência e geopolítica.
Todos os cursos são para leigos reforça a coordenadora.
Atuante desde 1995, o Instituto Ling tem como principal atividade a distribuição de bolsas de estudo para brasileiros. Por trás da entidade sem fins lucrativos está a família Ling, que emigrou da China para o Brasil nos anos 1950. Hoje seus membros estão à frente da holding Évora S.A., controladora da principal patrocinadora do centro cultural, a Fitesa, produtora de não tecidos de polipropileno usados em fraldas e absorventes.
Nosso objetivo não é o lucro, mas queremos que o instituto se pague. Estamos apresentando o centro a empresários em busca de mais patrocínio – adianta Carolina.
Para ter longevidade, o projeto incorporou serviços de parceiros, como a loja Pandorga, o estacionamento SafePark e o Press Café. As exposições terão financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS), e as salas do edifício estão disponíveis para locação.
Arquitetura para apreciar
O prédio é assinado pelo premiado arquiteto paulista Isay Weinfeld, responsável pelo desenho de hotéis do grupo Fasano e de espaços culturais como a Livraria da Vila, em São Paulo, e o Midrash Centro Cultural, no Rio.
Com linhas sóbrias e espaços amplos, o edifício do Instituto Ling tem três pavimentos, que ocupam 3,2 mil metros quadrados, aproveitando a inclinação da rua lateral para dois subsolos com estacionamento, salão de eventos e laboratório de gastronomia.
O térreo concentra recepção, galeria, loja, café, auditório e três salas para cursos.
Cursos
Entre novembro e dezembro, o Instituto Ling oferecerá 28 opções em áreas como filosofia, arte,
história, ciências, política e gastronomia. Confira os cursos que abrem a programação:
Internacionalmente Local, com Carlos Kristensen (1º a 29/11, cinco encontros).
Literatura e os Grandes Temas da Cultura Contemporânea, oficina com o escritor português Gonçalo Tavares (3 e 5/11).
A Construção Social do Brasil Moderno, com Ruben George Oliven (3 a 24/11, quatro encontros).
Amor e Mal-estar na Cultura, com Rosane Pereira (3 a 24 /11, quatro encontros).
Ética: Entre os Modernos, os Contemporâneos e as Ciências Cognitivas, com Adriano Naves de Brito (3 de novembro a 15 de dezembro, sete encontros).
A Arte de Ver a Arte – Da Grécia à Modernidade, com Tânia Bian e Angela Wolf (3 a 24/11, quatro encontros).
Paris no Século 19, com Tânia Bian e Angela Wolf (3 a 24/11, quatro encontros).
Taste – Experiência Gastronômica, com Marcelo Schambeck (3 de novembro a 15 de dezembro, sete encontros)
Shows
Atrações do fim de semana de estreia:
Show de Leo Gandelman e Eduardo Farias (sexta-feira, 31/10, às 21h, R$ 40)
Recital de piano com Juliana D’Agostini (domingo, 2/11, às 11h, R$ 40)
Confira a programação completa no site www.institutoling.org.br.
Não se perca
O Instituto Ling fica na Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Fones: (51) 3533-5700 e 3287-6364.
Funcionamento: diariamente, a partir das 11h, com encerramento às 22h nos dias úteis, às 21h nos sábados e às 20h nos domingos.
Para maiores informações acesse: Clicrbs
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe um comentário: